Pesquisa

Os jogos violentos deixam as pessoas mais violentas?       Desde que o primeiro videogame foi lançado sua premissa era de que a vida ...

Os jogos violentos deixam as pessoas mais violentas?

Os jogos violentos deixam as pessoas mais violentas?

  
 Desde que o primeiro videogame foi lançado sua premissa era de que a vida das pessoas mudasse de alguma forma, obviamente para melhor.A capacidade de simulações, seja de vida como em “GTA” ou direção como em “Forza Motorsport“, pode proporcionar aos jogadores coisas que talvez não pudessem fazer na vida real.Só que infelizmente ocorrem exceções em que algumas pessoas não conseguem diferenciar games de realidade.

 No mundo todo, a preferência dos jovens são os jogos violentos. Com os avanços da tecnologia, os jogos estão ficando cada vez mais reais, e com isso, a violência dos jogos parecem cada vez mais realistas. O GTA 5 por exemplo, nos permite matar qualquer pessoa na rua, assaltar carros e lojas, comprar armas e vender drogas, boa parte dos jovens prefere andar de carro nas calçadas e atropelar todo mundo, do que andar na rua como qualquer outro carro.Esse comportamento chama a atenção de vários especialistas para a influência provocada pelos jogos. Várias pesquisas no mundo mostram que os jogos influenciam bastante no comportamento dos jovens, pois segundo eles, a exposição contínua a violência faz os jovens achar atos violentos como coisas normais.Seguindo esse mesmo raciocínio, muitos pais proíbem os filhos de jogarem esses tipos de jogos.

 Mas será que são os games que deixam os jovens mais violentos? Se você parar para pensar em outros tipos de diversão dos jovens, vai ver que os resultados são os mesmos.O futebol é o esporte mais famoso do mundo, e aqui no Brasil é uma paixão de quase todo mundo, os jovens defendem os seus times como se fosse parte de suas vidas, é bem comum, em dia de clássico as torcidas rivais brigarem e boa parte dessas brigas terminam em morte.O futebol é um esporte que não envolve violência, mas mesmo assim é o motivo de muitas confusões, no caso dos jogos violentos, os mesmos jovens que atropelam todo mundo nas calçadas jogando GTA não seriam loucos para tentar fazer isso na vida real.O argumento dos games é que nos jogos você é apenas um personagem em um mundo virtual, e que tudo o que você faz é normal para o ambiente do jogo.Se você for tentar comparar tudo o que acontece nos jogos com a vida real, ao invés de violentos, eles iriam parecer benéficos.Nos jogos de guerra, por exemplo, os jogadores sempre voltam para resgatar seus amigos em batalhas, mesmo que coloquem sua vida em risco.Nos jogos de terror, até aquelas pessoas medrosas encaram os monstros, por saberem que aquilo é apenas um jogo.

 Estudos psicológicos apontam que pessoas que se dizem motivadas a cometer crimes por causa de jogos eletrônicos já sofrem de algum transtorno emocional ou passam (passavam) por rejeição em algum círculo social.Tais problemas podem distorcer a visão da realidade para essas pessoas, que passam a acreditar que os games que jogam são algum tipo de ensinamento ou realidade em que devem se espelhar.No caso, pode-se concluir claramente, que, o que causa tais problemas do jogador com a sociedade não são os jogos e sim as pessoas ao seu redor ou ele mesmo.O game violento não influencia ninguém a dar uma de Rambo nas ruas da cidade, muito pelo contrário, games violentos funcionam como uma espécie de descarga para a raiva e frustração para alguns.Atirar em zumbis ou detonar soldados inimigos descarrega todo o estresse e raiva do dia-a-dia de qualquer um.

 Se você juntasse 20 jovens que jogam o mesmo jogo violento, e são rivais nesse jogo em um único lugar, ao invés de se matarem, é mais provável eles conversarem e trocarem idéias sobre o jogo e suas táticas.Se fizesse a mesma coisa com 20 torcedores de times rivais, o mais provável é eles se "matarem" ou discutirem do que conversarem sobre futebol.

 Então analisando vários passatempos dos jovens, o que causa a violência não é a exposição a ela, e sim o que o jovem entende dela, e antes de proibir seu filho de jogar vídeo game, pense que ele pode ficar mais nervoso ainda de não poder fazer o que ele gosta.





Fonte: GameFM  

0 comentários: