Pesquisa

O que é um Quasar?   Os astrônomos não chegaram a uma definição exata, mas, a digamos que, a "mais aceitável" por enquant...

O que é um Quasar?

O que é um Quasar?

  Os astrônomos não chegaram a uma definição exata, mas, a digamos que, a "mais aceitável" por enquanto, diz que os Quasares (plural de Quasar) são buracos negros gigantes super massivos que se encontram em galáxias jovens. Emitem radiação de forma praticamente homogênea pelo espectro (dos raios-X ao infravermelho), com um pico nas bandas de ultravioleta e óptica, sendo que alguns Quasares são também fontes poderosas de emissão de ondas de rádio e raios gama.São extremamente brilhantes, e chegam a atrapalhar a visão de outras estrelas em seu sistema.São super massivos, possuem em média de 1 milhão à 1 bilhão de vezes mais massa que o nosso Sol (Se não me engano, são os corpos celeste com mais massa no universo), e também são extremamente gigantes, com um diâmetro com cerca de 500 mil anos-luz. Acredita-se que a energia dos Quasares resulte do acumulo de matéria em buracos negros supermaciços no núcleo de galáxias distantes, tornando-os uma versão luminosa de uma classe mais geral de objetos conhecidos como galáxias ativas.

  Os Quasares estão muito longe e, portanto, são objetos que fazem parte de uma etapa muito anterior na história do Universo (estão bem longe daqui). Chegam a brilhar mais que uma galáxia inteira (Para se ter uma ideia, o Quasar 3C 273 é o Quasar mais brilhante já observado, mesmo estando a 2,4 bilhões de anos-luz da terra pode-se observar o mesmo e brilha mais do que as galaxias próximas), o equivalente a dois bilhões (2×1012) de Sóis, pois emitem muita energia. Como disse, são buracos negros super massivos, que sugam qualquer matéria próxima, e igualmente aos buracos negros, nada consegue escapar de um Quasar, nem mesmo a Luz.Como a luz não pode escapar do centro dos quasares, a energia que escapa está sendo gerada do lado de fora do horizonte de eventos pelo stress gravitacional e intenso atrito no material que está caindo em seu núcleo. 

apresentando 3c 273, com a devida licença poética da nasa...
Quasar 3C 273 (Interpretação artística da NASA)
Quasar 3C 273, visto pelo
Telescópio espacial Hubble 

 Caso um Quasar posicione-se no centro de uma galáxia, a radiação que o mesmo emitiria seria tão grande/intensa, que as formas de vida não conseguiriam se desenvolver.

-Mas por que não há Quasares próximos da Terra?
 Os astrônomos dizem, que estão presente em apenas galáxias "mais jovens", e que a Via-Láctea tem chances de já ter tido um "buraco-negro" do tipo.

Fonte: Revista Planeta, Yahoo Respostas, Astronoo, Super Interressante, MarlosBakker

Um comentário:

  1. Quando tomei conhecimento pela primeira vez atraves do canal Discover Scence fiquei muito emocionado e continuo me emocionando aqui no seu blog.

    ResponderExcluir