Pesquisa

Viagem no tempo   Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O...

Viagem no tempo

Viagem no tempo


  Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O exemplo usado por Hawking (um dos maiores cientistas da atualidade) é um percurso de carro. Se você vai para frente você se move em uma dimensão. Se você vira para a esquerda ou direita, você se move em outra. A terceira é se você sobe ou desce algum relevo. E a quarta é o tempo que você leva para fazer isso.

 Viajar para o futuro não só é possível, como os astronautas fazem isso o tempo todo. Para entender melhor o que ele diz, é bom lembrar que, a partir das descobertas de Albert Einstein, descobriu-se que o tempo é relativo, trazendo à tona, digamos assim, várias formas de se viajar nele.

 Estamos constantemente viajando para o futuro, no qual, a frase anterior que você provavelmente já leu, é passado, mas a viagem ao futuro na qual falaremos, é na qual podemos pegar atalhos para um certo ponto no futuro, em vez de viver o futuro constantemente, em digamos, "capítulos", poderíamos "ir do capítulo 1 de nossa vida, para o capítulo 3, assim, pulando o capítulo 2". Uma parte da Relatividade Geral de Einstein comprova, que, o tempo é afetado pela velocidade, ou seja, quanto mais rápido você viaja, mais devagar o tempo irá passar. Mas viajar em alta velocidade nos levaria ao futuro? Vamos usar esse exemplo que achei: Vamos supor que você viaje para Plutão em uma espaço-nave que alcança cerca de 80% da velocidade da luz. Plutão fica mais ou menos 5 horas-luz da Terra. A Viagem da Terra a Plutão seria cerca de 6 horas e 15 minutos, mas, para você, que estaria a bordo na nave, teria se passado apenas 3 horas e 45 minutos. Então na volta seria a mesma coisa, mais 6 horas e 15 minutos para voltar, mas, para você a volta também seria de apenas 3 horas e 45 minutos, ou seja, você ficaria apenas 7 horas e 30 minutos mais velho já que estaria a bordo da nave, o resto das pessoas que não estavam na nave, ficariam 12 horas e 30 minutos mais velho, então você meio que teria avançado para o futuro em 5 horas. Resumindo: Para ir para o futuro precisa-se de muita velocidade.




 O tempo também pode ser curvado e isso faz com que o tempo passe de uma forma diferente. Se você fosse a um buraco negro perceberia isso muito bem, esses objetos curvam tanto o espaço-tempo que se você passasse um ano em seu horizonte de eventos, já teriam se passado milhares de anos aqui na Terra. Acontece que se curvássemos o espaço-tempo poderíamos alterar a passagem do tempo. Imagine que você esteja em uma nave, e se aproxime de um buraco negro. A partir daí você pega uma corda e amarra na nave, e com isso você fica "surfando" na ponta do horizonte de eventos do buraco negro, para você tudo vai passar normalmente (exceto a gravidade tentando te despedaçar).


Buraco Negro
 Vamos imaginar um tempo mais curto, por exemplo um dia. Se você passasse o dia inteiro surfando no buraco negro você terá viajado 50 mil anos para o futuro. Parece meio bizarro (meio não, totalmente bizarro) mas matematicamente isso é possível, mas e as viagens para o passado?       

 As viagens para o passado são mais complicados. De acordo com a teoria da Relatividade o tempo só se move para frente. Você pode curva-lo, e com isso alterar a passagem do tempo, mas ainda assim, ele continua se movendo para frente, sempre para o futuro. Quando se curva muito o espaço-tempo, o tempo passa mais devagar , no caso dos buracos negros, se você ficasse um ano em seu horizonte de eventos, já terá se passado milhares de anos aqui na Terra, com isso, pode até parecer uma viagem para o passado, mas ainda é para o futuro. Como foi dito no artigo sobre Relatividade parte 2, o buraco negro faz o tempo agir com mais intensidade sobre você, e esse aumento de intensidade faz o tempo passar mais devagar, no qual também a gravidade esta ligada relativamente com o tempo. Se conseguíssemos nos mover mais rápido do que a velocidade da luz, voltaríamos no tempo, mas segundo a teoria de Einstein nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz.  Existem objetos celestes chamados Buracos de minhoca, que podem ser nossa melhor opção para viajar para o passado. Em escalas minúsculas (menores ainda do que a escala atômica) a matéria “vira” o que é chamado pelos físicos de vapor quântico. É lá que os buracos de minhoca de que falamos antes existem. Pequenos túneis que se abrem e se fecham de forma aleatória que podem levar a dois lugares diferentes no tempo. Apesar de ser uma estrutura minúscula, Hawking acredita que seja possível pegar um buraco de minhoca e esticá-lo, deixando-o grande o suficiente para que uma pessoa passe por ele. Teoricamente eles poderiam nos levar para outros lugares no tempo.



   Em outras palavras, um Buraco de minhoca poderia nos levar para o tempo dos dinossauros, mas somente em um ponto distante (do outro lado da nossa galáxia, digamos), de forma que jamais veríamos esses animais. Acontece que neste caso você não pode saber onde, nem quando irá parar. Atualmente, vários cientistas estão tentando descobrir se uma pessoa pode mesmo passar por um buraco de minhoca, mas de qualquer jeito, é uma possibilidade que está bem longe da nossa capacidade tecnológica atual.

Fontes: Wikipedia, Gizmodo, Superinteressante.

0 comentários: