Pesquisa

 Supernova  Supernova são basicamente corpos celeste que se formaram a partir de uma explosão de uma estrela com uma massa superi...

Supernova

 Supernova



 Supernova são basicamente corpos celeste que se formaram a partir de uma explosão de uma estrela com uma massa superior a de 10 Sois, dando origem assim a uma Supernova. Supernovas possuem um brilho extremamente brilhante, podendo chegar até 1 bilhão de vezes mais brilhante que o sol em apenas alguns dias.
   As estrelas são grandes e luminosas esferas de plasma, que transformam a massa de seus átomos em energia por meio de fusão nuclear. A fusão nuclear consiste na fusão de dois núcleos atômicos, e no processo gera muita energia, que é liberada como luz e calor.  (esse é o motivo do sol ser tão quente).
 Todo corpo gera gravidade, e que aumenta conforme a massa do objeto. As estrelas são bem grandes e pesadas, o que faz com que sejam incrivelmente densas. Sua gravidade é muito alta (alta o suficiente para fundir o núcleo dos seus átomos), porem, sua matéria possui muita energia, essa energia está em forma de calor, como os gases dentro da estrela estão bem quentes, eles se repelem e tendem a expandir. (esse é o mesmo motivo da sua panela de pressão tentar explodir, os gases quentes se expandem, gerando muita força).


 Durante a vida de uma estrela essas forças ficam equilibradas, sua gravidade funde os átomos e a energia gerada dessa fusão faz com que os átomos se repelem. Quando acaba o combustível da estrela, ou seja, todos os átomos da estrela já foram fundidos, formando átomos mais pesados, e a força gravitacional da estrela não é forte o suficiente para continuar fundindo os átomos, a força de retração dos átomos acaba prevalecendo, fazendo com que a estrela comece a se expandir. Essa expansão é tão forte e rápida que chega a parecer uma explosão. Com isso a estrela sofre um repentino aumento de brilho, com variações que podem atingir 19 magnitudes (cerca de 100 vezes mais brilhantes que uma nova ordinária). O brilho causado pela explosão de uma Supernova pode demorar semanas ou até meses a desaparecer.  Essa força de expansão é tão forte que se parece com uma explosão (por isso que é explicada geralmente como uma explosão). As Supernovas representam o começo da fase final da evolução das estrelas de grande massa. A explosão resulta de reações termonucleares não controladas que ocorrem no interior dessas estrelas, em consequência das quais a matéria é lançada no espaço a grandes velocidades. Nessa explosão, até 90% da estrela pode ser lançada no espaço, a massa restante se apresenta sob a forma de nuvem de gás em expansão (o resto da Supernova) e, possivelmente um objeto estelar compacto, que pode ser uma Estrela de Nêutrons (podendo atingir 15 km de diâmetro e que apresenta uma elevada densidade) ou um Buraco negro (se for aproximadamente 30 vezes maior que o Sol).
Explosão de uma Supernova


   
 O resultado de tudo isso é essa grande maravilha que vocês estão vendo, uma explosão de cores, que geram um brilho intenso, formas fenomenais e gloriosas. Sem duvida é uma das coisas mais bonitas do universo. Se a estrela tiver uma massa menor do que 10 Sóis, ela se torna uma nebulosa planetária, pois sua expansão não tem força o suficiente para gerar uma "explosão".
                                                          Ciclo de vida de uma estrela

  Obrigado pela visualização, agora curtem e compartilhem e fiquem ligados em mais postagem do nosso site. Favor postem criticas, sugestões e duvidas para ajudar-nos a melhorar nosso site.
  Siga-nos no Facebook Nebulosa Cabulosa para ver mais postagens.

Fontes: Wikipedia, Info escola.

0 comentários: